E-Consulters Web - Hospedagem Premium

Saiba quem é Nelson Teich, novo Ministro da Saúde

Nelson Teich substitui Luiz Mandetta demitido após uma sequência de desentendimentos com Jair Bolsonaro
0
O presidente Jair Bolsonaro e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, durante pronunciamento no Palácio do Planalto

Nelson Luiz Sperle Teich, 62, nascido no Rio de Janeiro, médico oncologista, empresário e atual Ministro da Saúde.

Formado em medicina pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), fundador do Instituto COI Gestão, Educação e Pesquisa, onde trabalhou em diversas áreas do tratamento contra o câncer, mestrado em economia da saúde pela Universidade de York, MBA em saúde pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e em gestão e empreendedorismo pela Harvard Business School.

Especializado em Oncologia através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele também é sócio na Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos. Por cerca de um ano, Teich, que é doutor em Ciências e Economia da Saúde pela Universidade de York, na Inglaterra, prestou consultoria Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Em artigo chamado de “COVID-19: Como conduzir o Sistema de Saúde e o Brasil“, divulgado em uma rede social, Teich salienta que o isolamento horizontal, ao contrário do que defende Bolsonaro, é a melhor estratégia para o momento.

Diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento. Além do impacto no cuidado dos pacientes, o isolamento horizontal é uma estratégia que permite ganhar tempo para entender melhor a doença e para implantar medidas que permitam a retomada econômica do país.”

Nelson Teich ganhou apoio da AMB, Associação Médica Brasileira, que participou da reunião para decidi quem seria o substituto de Luiz Mandetta, no Ministério da Saúde, e divulgou uma nota.

Nota da AMB, Associação Médica Brasileira:

A Associação Médica Brasileira informa que participou de audiência, na manhã e na tarde de hoje (16/04), com o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhando o dr. Nelson Luiz Sperle Teich. Estiveram presentes, pela AMB, Lincoln Lopes Ferreira, presidente, Diogo Leite Sampaio, vice-presidente e José Bonamigo, diretor.

Durante a reunião, os problemas da saúde no Brasil e os impactos do coronavírus foram abordados.

Na mesma oportunidade a AMB declarou seu apoio ao nome de Nelson Luiz Sperle Teich para ocupar a pasta da Saúde, pelo seu perfil altamente técnico, importante para o momento como atual.

“Na AMB referendamos o nome de Nelson Teich. É um nome que conta com nosso total apoio, e pelo qual temos muita simpatia. Respeitado na classe médica, eminentemente técnico, gestor e altamente preparado para conduzir o Ministério da Saúde”

Deixe seu comentário