Luiz Mandetta é demitido; Nelson Teich assume ministério

A novela envolvendo Luiz Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro chegou ao fim. Na tarde desta quinta-feira, (16), o agora ex-ministro da Saúde foi chamado ao Palácio do Planalto para “receber” a carta de demissão.
De acordo com informações recentes, a situação de Mandetta ficou insustentável dentro do governo após a entrevista do ex-ministro para o Fantástico, da TV Globo. Nos bastidores, os militares que teriam pedido para Bolsonaro segurar a demissão não gostaram da “indisciplina” de Mandetta e lavaram às mãos.
Divergências sobre uso da cloroquina, hidroxicloroquina entre outros medicamentos, isolamento social e uma sequência de alfinetadas também contaram na demissão Luiz Mandetta.
Para seu lugar, Nelson Teich, oncologista, participou da campanha em 2018, também foi cotado para ocupar a pasta, mas a preferência final foi por Mandetta. Sobre o Covid-19, ele defende o teste em massa e monitoramento como estratégia.
Teich é carioca, formado em medicina pela UERJ, fundador do Instituto COI de Educação e Pesquisa, mestrado em economia da saúde pela Universidade de York, MBA em saúde pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e em gestão e empreendedorismo pela Harvard Business School.